O WIDaT é um evento de integração das comunidades que trabalham com dados no Brasil, sendo elas científicas, da iniciativa privada, estatal ou da sociedade civil. Seu principal objetivo é proporcionar um fórum de discussão entre pessoas pesquisadoras com formação específica nas áreas de Ciência da Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Direito e áreas afins, entre si e com pessoas e grupos detentores de conhecimentos tradicionais para o compartilhamento de conhecimentos, pesquisas e iniciativas inovadoras.
O evento, já bastante consolidado na comunidade científica, retornará à cidade de Marília, no Estado de São Paulo, onde aconteceu pela primeira vez, em 2013, com o nome Encontro sobre Dados, Tecnologia e Informação (DTI), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Em 2025, o WIDaT é organizado em conjunto pela Universidade de Marília (UNIMAR), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – e ocorre na UNIMAR. O VIII WIDaT tem como tema “Dado, informação, tecnologia e os impactos da Inteligência Artificial”.
O processo de comunicação científica do WIDaT conta a submissão de trabalhos completos, a serem apresentados em formato de Comunicação Oral. Os trabalhos submetidos devem consistir em estudos concluídos e/ou em andamento, desde que tenham resultados e conclusões, mesmo que parciais. As informações sobre o processo de submissão estão descritas em Diretrizes para Autores.