
Pesquisadores têm trabalhos aprovados em eventos científicos nacionais e internacionais
É com grande satisfação que destacamos a participação de nossos pesquisadores em importantes eventos da área de Ciência da Informação e Arquivologia: ENANCIB, Hispano e SEMARQ. Essas conquistas reafirmam o compromisso com a produção científica de qualidade e com a contribuição para o avanço do conhecimento.
XXV ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação
No ENANCIB, foram apresentados estudos que abordam desde práticas informacionais até questões de preservação cultural e inclusão:
GT 5 – Política e Economia da Informação
- Práticas sociomateriais em regimes de informação – Edma Jantorno, Lucileide Andrade de Lima do Nascimento.
- Acesso à informação como direito e política pública: tecnologia assistiva, inclusão e democracia informacional na universidade pública – Fábio Massanti Medina, Luiz Carlos da Silva.
GT 8 – Informação, Dados e Tecnologia
- Coleções FAIR para bibliotecas digitais abertas e agregadas: uma proposta de um modelo de avaliação diagnóstica para fontes de informação científicas na internet – Daniela Lucas da Silva Lemos, Dirceu Flavio Macedo, Heloene Gonçalves Santos Passos.
GT 10 – Informação e Memória
- A preservação da memória pomerana no município de Domingos Martins-ES – Juliana Maria Waichert Binda, Luiz Carlos da Silva.
XIV Hispano – Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade
No Hispano, os trabalhos evidenciam discussões sobre interoperabilidade, políticas públicas e investigação documental:
- Organização de diplomas digitais de instituições de ensino superior brasileiras: em busca de interoperabilidade – Renan Teixeira de Souza, Henrique Monteiro Cristovão, Daniela Lucas da Silva Lemos.
- A influência das políticas públicas e de informação na maturidade em gestão de documentos refletindo na memória coletiva e na memória social – Juliana Maria Waichert Binda, Keyla Cristina Santiago de Oliveira, Luiz Carlos da Silva, Luciana Itida Ferrari.
- Investigação documental no acervo arquivístico da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo: em busca de relacionamentos relevantes – Josiane Franquine Tatagiba, Henrique Monteiro Cristovão.
- Desafios e potencialidades na disponibilização de acervos digitais: um estudo sobre a Midiateca Capixaba – Joanicy Leandra Pereira, Daniela Lucas da Silva Lemos.
VIII SEMARQ – Seminário em Arquivologia da UFES
No SEMARQ, o foco esteve nas discussões sobre políticas arquivísticas e seu impacto na sociedade:
- O impacto da ausência de políticas arquivísticas no acesso à informação – Carlos Couto Meirelles Júnior, Luiz Carlos da Silva, Luciana Itida Ferrari.
Essas participações demonstram a força e a relevância das pesquisas desenvolvidas, reforçando o papel dos pesquisadores na construção de soluções e reflexões sobre informação, memória, preservação e acesso.
Parabenizamos todos os autores pelos trabalhos aprovados e pela contribuição científica!


